A Casinha de brincar da Favinho & Mel feita com a técnica de Bioconstrução

Em frente ao nosso casarão laranja tem um espaço chamado Solário das abelhas. Por lá crianças inventam, correm e imaginam. Um lugar colorido, rodeado pela natureza e dedicado à brincadeira! Por ser um cantinho muito procurado pelas crianças, pensamos em trazer ainda mais diversão para o espaço. Brinquedos de plástico não seriam uma boa solução. Afinal, cada vez mais buscamos formas de estar mais conectados com a sustentabilidade. Uma casinha de brincar feita de barro seria uma excelente ideia, porque não materializá-la?
Fomos então atrás de pessoas que poderiam nos ajudar a dar forma ao projeto: a Sustentarte, uma organização civil sem fins lucrativos, criada com o objetivo de contribuir ativamente para a geração de uma sociedade consciente e comprometida com a construção de um planeta sustentável, logo se disponibilizou. Utilizando a técnica de Bioconstrução que agride menos o meio ambiente, criaram a nossa nova casinha de brincar.
Todo o processo de construção aconteceu ao longo de 3 meses, dividido em quatro etapas: a fundação, o processo de tratamento do bambu, o levantamento das paredes com barro e o plantio do teto verde que traz um frescor ao ambiente.
As crianças também construíram junto, pisaram o barro, fizeram tijolinhos, dançaram, colaboraram, plantaram e levantaram paredes com direito a muita mão na massa. Foi uma contribuição e tanto!
O processo de sensibilização com as turmas aconteceu ao longo das semanas, dessa forma as crianças puderam se apropriar da técnica, entender como se constrói uma casinha, criar vínculos e trazer sua identidade para o espaço. Um verdadeiro encantamento!
Para a Favinho & Mel esta é uma forma tornar o nosso Quintal mais brincante, contribuir com o equilíbrio da natureza e colocar a criança em contato com uma matéria mais natural.

 

Endereço

Rua Martins Ferreira, 23 e 25
Rio de Janeiro, Humaitá – RJ

Telefones:
(21) 2537-8189 / 2286-5482

Google Mapas