A Semana das Artes 2018 da Favinho & Mel

Todos os anos na Favinho & Mel acontece a Semana das Artes, um momento para homenagearmos o nascimento de Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro InfantilEm um encontro marcado nos casarões 23 e 25, as famílias têm a oportunidade de apreciar as produções feitas pelas nossas abelhas. O projeto pedagógico deste ano destaca as brincadeiras e invencionices como tema, recebendo maior ênfase nas pesquisas, nas práticas e nas artes também. Por isso, para este ano as crianças de cada turma prepararam livros individuais e coletivos, personalizados, significativos, que são também brinquedos e os partilharam com as suas famílias.

Emília brincando com as abelhas da Favinho & Mel

Neste encontro, personagens do Sítio do Picapau Amarelo também interagiram e enriqueceram o imaginário das crianças. Instalações, móbiles, mobiliário, objetos, figurinos e acessórios também foram expostos e puderam ser apreciados. Alan, Nelsinho e Ralphen trouxeram a boa música e as cantigas para a nossa mostra. Animaram a todos com o som do acordeon, do violão e do cavaquinho.

Professor Nelsinho e Monteiro Lobato (Professor Ralphen Rocca)

As famílias dançaram, ouviram histórias, desenharam e desfrutaram ao longo de cinco dias de momentos recheados de brincadeiras e invencionices. O Favo 2B trouxe a sua nova criação, a televisão, feita a partir de materiais reaproveitados: papelão, cartolina, tintas e muita criatividade.

Invencionice do Favo 2B

O Extensivo 1A tem pesquisado sobre as casas e construções, uma baita de uma invenção! Encantados com as novas descobertas confeccionaram uma casa a partir de uma caixa de papelão e livros cheio de fotografias e histórias que trouxeram para a mostra.

“Nossa primeira casa” criação do Extensivo 1A

Os casarões foram tomados por trabalhos verdadeiramente brincantes. Para as crianças invencionices mágicas, brincadeiras-brinquedos e para os adultos obras-primas permeadas por muito amor, carinho e afeto.

A instalação suspensa do adulto artista Marcelo Jácome, que passou parte de sua infância na Favinho & Mel, trouxe um colorido a mais para o espaço. Com a sua obra da série “Planos-Pipas” encantou a todos com os seus voos.

Instalação suspensa de Marcelo Jácome – Obra da série “Planos-pipas”

Bianca Oigman, fotógrafa e mãe de duas abelhinhas, trouxe a Exposição “Vamos brincar?”. Através de seus registros brincantes compartilhou conosco o seu olhar sensível, maternal e artístico.

Exposição “Vamos brincar?’ – Fotógrafa Bianca Oigman

Para a Favinho & Mel esta é mais uma oportunidade de colocar as crianças em contato com as linguagens artísticas, literárias, culturais, coloridas, plurais e despertar a curiosidade para tudo que dentro deste universo cabe.

Endereço

Rua Martins Ferreira, 23 e 25
Rio de Janeiro, Humaitá – RJ

Telefones:
(21) 2537-8189 / 2286-5482

Google Mapas