Encontro Familia-Escola + Dia Mundial das Abelhas na Favinho & Mel

No dia 19 de Maio, comemoramos mais um encontro Família-Escola, um momento que compartilhamos e vivenciamos junto com a escola, as crianças e suas famílias inúmeros aprendizados, histórias e alegrias. Para este ano a Favinho & Mel trouxe a temática das abelhas nativas sem ferrão que atualmente vêm nos preocupando com o seu sumiço. Compreendendo a urgência deste assunto, cada vez mais buscamos formas de conscientizar e envolver a nossa comunidade escolar com essa problemática e ampliar nossas ações para contribuirmos com a preservação das espécies. Afinal, são organismos de extrema importância para o controle biológico dos ecossistemas.

Somando ainda mais a este dia, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 20 de Maio como Dia Mundial das Abelhas para lembrarmos da importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Nada mais inspirador poderia acontecer! Para esta manhã preparamos uma programação recheada de oficinas com as fazedoras de mel. Brincadeiras, rodas de história, música e uma surpresa pra lá de doce foram vivenciadas pelo percurso!
A começar pelos tapetes sensoriais, produzidos pelas crianças com cores, tecidos e papéis variados ao longo das atividades de Artes Integradas no mês de Maio. No pátio, puderam usufruí-los nos circuitos, desafios e com direito a muita imaginação criaram pula-pulas e sofás. Nelsinho, o professor brincante, também trouxe o som do acordeon para embalar as brincadeiras.

No casarão 25, a convite do professor Ralphen Rocca, ouviram músicas e histórias . No mundo das invencionices dançaram com o cravo e a rosa, voaram com as abelhas e dançaram o funk das polinizadoras, foi uma diversão só!

O professor Bernard e o meliponicultor, Christiano, puxaram a oficina de iscas que foi um sucesso. Apresentaram às famílias o mel das abelhas nativas sem ferrão, explicaram sobre suas propriedades, contaram diversas curiosidades sobre as pequeninas. Vocês sabiam que a origem do nome da abelha Iraí vem do Tupi e significa (Ira: abelha, mel/ Y: rio) – O Rio do Mel, o Rio Doce?  As pequeninas Mandaçaia também têm origem indígena e significa vigia bonito (mandá:vigia/çai:bonito), isso porque na entrada da colmeia há uma abelha sempre presente, ou seja, a vigia. Depois de uma boa conversa, ensinaram a confeccionar iscas para atraírem as espécies nativas e deram às crianças provinhas de néctar.

E por fim a tão esperada surpresa! Guiadas pelos professores seguiram em um cortejo musical pelos corredores da escola até o portão. Por lá, avistaram um pano verde que escondia a misteriosa novidade. Com a ajuda das crianças revelaram o que estava por vir… O novo Jardim Polinizador da Favinho & Mel! Pensado e projetado para atrair mais abelhas nativas e fazer do nosso bairro um lugar mais verde!

Ao longo da semana que antecedeu a comemoração, as crianças realizaram o plantio das mudas, confeccionaram móbiles, brinquedos, painéis, tapetes e livros para receberem seus familiares. Foi uma semana recheada de colaboração e que ficará registrada na história da Escola Favinho & Mel.

 

Endereço

Rua Martins Ferreira, 23 e 25
Rio de Janeiro, Humaitá – RJ

Telefones:
(21) 2537-8189 / 2286-5482

Google Mapas