O encantamento das fotografias de Bianca Oigman na Semana das Artes 2018

Bianca Oigman, é mãe de dois meninos, do João de 5 anos (Favo 5) e do Vicente de 10 meses, formada em Psicologia, mas sempre com um pé, ou dois, nas artesDepois de 10 anos trabalhando na área e a chegada da maternidade, a fotografia que era um hobby, virou ofício. Um ofício apaixonado. E nele, o encantamento pelo registro da infância e todo o universo que dentro dela cabe: o brincar, as relações, as interações, a criança e a fantasia.

Bianca na montagem da exposição

Nascida em 1978 no Rio de Janeiro, lembra que viveu uma infância muito feliz, regada a pés descalços, em contato com a terra molhada e próxima à natureza. Acompanhada das irmãs e das primas dividiu boas histórias. Passava as férias entre Teresópolis e a colônia de férias Kinderland, cercada de muita arte e música. Sua trajetória foi marcada  por uma infância cheia de imaginação e inspirações que hoje dão forma aos seus registros. A fotógrafa conta que aos 8 anos ganhou sua primeira câmera fotográfica, descartável e que davam direito a apenas 12 poses. Imaginem só? Não podia desperdiçar boas ideias! Mas foi por meio da arte que começou a encontrar suas inspirações, tanto nas artes plásticas, quanto no cinema e claro, em muitos fotógrafos. Pesquisando muitos trabalhos, imagens e treinando o olhar constantemente.

Exposição “Vamos Brincar?”

Depois de atuar na área de Psicologia, trabalhando no Inca, decidiu que estava na hora de mudar de ares e finalmente se inscreveu em um curso de fotografia. Um ano após o nascimento do primeiro filho, João, uma amiga a convidou para fotografar o aniversário de seu filho. E ali, sem nem imaginar, a paixão virou uma profissão. Bianca conta que transformar a fotografia em um trabalho é desafiador e ao mesmo tempo libertador. Além do privilégio de ter uma agenda mais flexível e poder acompanhar os filhos mais de perto. Afinal o tempo passa e passa rápido!

Olhares curiosos

Mas com a fotografia ela diz ser possível congelar esse tempo nos registros. É um jeito de ter a nossa história documentada e de alguma forma, eternizada. Por meio dela busca dividir emoções, encontros e afetos. E agora ela traz a Exposição “Vamos brincar?” para a Semana de Artes de 2018, na Favinho & Mel. Por meio do seu olhar sensível, maternal e artístico, nos convida para uma divertida brincadeira no casarão 25. Sua exposição também divide espaço junto com outras invencionices feitas, criadas e imaginadas por crianças brincantes.

 

Para saber mais: 
https://www.flickr.com/photos/135301511@N04/
https://www.instagram.com/biancaoigman.fotografia/

 

Endereço

Rua Martins Ferreira, 23 e 25
Rio de Janeiro, Humaitá – RJ

Telefones:
(21) 2537-8189 / 2286-5482

Google Mapas