Os Voos das Pipas de Marcelo Jácome na escola Favinho & Mel

Marcelo Jácome nasceu em 1980, na cidade do Rio de Janeiro, onde ainda vive e trabalha. Cresceu como muitas crianças, rodeado de brincadeiras e invencionices. Vivendo boa parte de sua infância na Favinho & Mel, o Artista relembra que entre suas brincadeiras preferidas as artes plásticas já faziam parte: colagens, cores e recortes.

Os voos das pipas de Marcelo Jácome na Semana de Artes 2018

Mas foi lá em 2001 que o Arquiteto e urbanista iniciou sua formação em arte com nomes proeminentes da cena artística contemporânea brasileira como Iole de Freitas, Glória Ferreira, Susana Queiroga, Hilton Berredo e outros. Em 2014, foi indicado ao Prêmio Pipa – Prêmio IP Capital Partners de Arte 2014.

Uma ideia na mão e uma pipa na cabeça

Utilizando-se de um repertório material proveniente do comércio popular característico das grandes cidades, Marcelo propõe ativações espaciais a partir de instalações e objetos escultóricos que buscam exaltar o que esse universo carrega de simbólico, exuberante, precário, abundante, acumulativo e potente.  

Montagem da obra “Planos-Pipas” no Casarão 25

Por meio de sua obra multicolorida, poeticamente transformada em uma instalação suspensa ele nos convida a olhar o içar de suas pipas que a muito longe já voaram. Atravessando continentes cruzaram correntes agitadas, oceanos azuis e céus coloridos: foi de Armação de Búzios a Londres, de Genebra a Lisboa, do EAV Parque Lage a Saatchi Gallery. No embalo dessa ciranda de cores e rodopios, o Adulto artista voa escola adentro com uma obra de sua série “Planos-Pipas” na Semana de Artes de 2018 e ocupa um espaço no casarão 25 junto com outras invencionices feitas, criadas e imaginadas por crianças brincantes.

Obra da série Planos-pipas

Marcelo tem muito para nos contar e ensinar. Mas por enquanto ficamos com um pedacinho de sua história que traz o sabor doce do nosso mel, a beleza das cores das Pipas de Madureira, a criatividade de suas ideias e as inspirações de tanta abundância que carrega em suas obras.

 

 

Para saber mais: http://www.marcelojacome.net/

Endereço

Rua Martins Ferreira, 23 e 25
Rio de Janeiro, Humaitá – RJ

Telefones:
(21) 2537-8189 / 2286-5482

Google Mapas