PEA Unesco: Favinho & Mel vai a Toronto e Nova York

A Unesco é uma organização que busca promover condições para um diálogo entre as civilizações, culturas e povos com a colaboração das nações através da educação, da ciência e da cultura.
Um dos seus braços fundamentais é o Programa de Escolas Associadas, conhecido como PEA-Unesco, formando uma rede internacional de escolas que trabalham pela cultura da paz e da conscientização de cidadania. A Favinho & Mel participa ativamente desse grupo desde 2001, contribuindo com uma vasta troca de informações.
Este ano, no mês de Maio, aconteceu o Encontro Internacional das Escolas Associadas, em Nova York e Toronto.
A nossa instituição foi uma das convidadas para ir e representar o Brasil. A diretora da Favinho & Mel Teresinha Fernandes Pimentel e a diretora adjunta Mônica Novaes, embarcaram nessa viagem para apresentar o projeto do ano: Brincadeiras e Invencionices.
Ao longo de 10 dias, em um contexto de plenos aprendizados, puderam estar em contato com outras culturas e visitarem diferentes escolas que contribuíram de forma significativa para nossa prática pedagógica.

A Escola Pública Secundária David Suzuki as chamou muita atenção. Localizada em Toronto, foi fundada em 2011 e conta com uma arquitetura totalmente ecológica. Ligados ao Movimento Verde,  suas ações são focadas na preocupação com o meio ambiente. Seus 1.600 alunos têm aulas de variadas disciplinas, mas para ser um professor da David, é pré-requisito que se interesse muito por ecologia, natureza e tudo que envolve este universo. Por lá, Teresinha e Mônica encontraram uma horta freática igual a da Favinho & Mel, composteiras ao longo dos corredores e se impressionaram com as turmas, que são incentivadas desde cedo a refletirem sobre a sua produção de lixo e o seu destino. Foi um verdadeiro encantamento e que nos mostrou que outras escolas assim como a nossa vêm construindo uma educação de boa qualidade com consciência ambiental.

Depois de passarem por alguns espaços escolares, foram recebidas pelo Ministério de Educação de Toronto. Por lá, descobriram que cada província cuida de sua educação e que um percentual de 86% do estudantes concluem o secundário. Legal, né?
A Escola Pickering também possui um trabalho super bacana. Trazem a interdisciplinaridade para as práticas pedagógicas e buscam formas de aplicar a matemática na vida real. Uma curiosidade que ficaram sabendo é que este espaço possui uma das estações de rádio mais antigas da cidade! Além de terem laboratórios com impressora 3D, desenvolvem projetos de inovação e ideias dos próprios alunos. Ao longo de 175 anos promovem a cultura de paz e comunidade, buscando transformar suas crenças em ações.

Depois de passarem por lugares inspiradores, foram para Nova York conhecer a Ross School, uma espaço focado em projetos e que trabalha com os segmentos de educação Infantil e ensino fundamental e médio. Seguem a filosofia de que todos podem se tornar estudantes bem-sucedidos em qualquer idade e acreditam na teoria das inteligências múltiplas, ou seja, os alunos chegam à escola com diferentes inteligências, habilidades e paixões, prontas para serem desenvolvidas. A Ross possui um super laboratório de Inovação que estimula a curiosidade, a criatividade e o empreendedorismo. Por lá, os estudantes têm contato com a comunidade global e se sentem motivados para aprender ao longo da vida.

Depois de passarem por vários espaços escolares, voltaram para a Favinho & Mel cheias de ideias e novas referências. Para elas a experiência dessa viagem significou muito: observar o respeito de todos pela educação que é pensada para a autonomia da criança, para o desenvolvimento sustentável e a inovação. Foi um aprender constante e que somará ainda mais o nosso dia-a-dia.

Endereço

Rua Martins Ferreira, 23 e 25
Rio de Janeiro, Humaitá – RJ

Telefones:
(21) 2537-8189 / 2286-5482

Google Mapas